segunda-feira, 7 de junho de 2010

JOVEM TOTAL ...



O Programa Jovem Total Cultura surge com a idéia de preservar e perpetuar os valores culturais a partir de atividades que possam informar, transmitir saberes e conhecimentos aos jovens e à comunidade local sobre às suas origens e potencial cultural da região possibilitando uma melhora na auto-estima, um reconhecimento enquanto sujeitos sociais e culturais, agentes de transformação na sociedade em que estão inseridos saindo do lugar passivo e passando a atuar na melhoria e no alcance dos objetivos coletivos e também individuais.



A preocupação com o resgate dos valores culturais não é exclusividade das instituições educacionais mas, alcança, hoje esferas de diferentes organizações, empresas, sindicatos, comunidades não-governamentais e clubes de serviço. Numa constatação de que a valorização dos saberes da cultura local e o desenvolvimento do potencial de cada um (a) é capaz de promover mudanças substanciais nos índices de desenvolvimento de uma cidade ou país, sobretudo quando este é marcado pela exclusão de parcela significativa da população, quanto aos benefícios e serviços a que tem direito.







A Associação SOL – A.SOL, está inserida no Estado de Goiás, Estado rico em tradições e expressões artísticas e culturais porém apresenta no momento, de acelerado processo de globalização, uma acomodação cultural verificável principalmente nas regiões periféricas da cidade de Goiânia e nos rincões do Estado, sendo assim,a proposta do Projeto Jovem Total Cultura passa pela construção e a difusão da identidade sócio-cultural da cidade e de sua população. A execução deste projeto atende os presunçosos objetivos pressupostos estatutariamente pela Organização SOL , como a possibilidade de contribuir para a melhoria sócio-político-cultural, educacional e ambiental do estado de Goiás.


O Programa está compreendido na área de artesanato, folclore e cultura popular, contemplando a dança regional – a catira, a capoeira, o teatro e o artesanato, como forma de difusão da cultura local. Todas essas manifestações artísticas são manifestações humanas ancestrais, um modo singular de conhecimento, interpretação e intervenção na realidade; uma experiência fundamental da memória cultural, o contato com várias linguagens e materiais e a educação da sensibilidade estética.


O Jovem Total Cultura propicia ao jovem um programa de educação, cultura e de formação geral para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores imprescindíveis para sua inserção e atuação na sociedade promovendo a valorização dos talentos humanos através das linguagens artísticas :






Teatro






Música






Artes Plásticas






Danças Folclóricas, Artesanato e Capoeira.












Curraleira

A Associação SOL através do Programa Jovem Total Cultura privilegia a cultura de Goiás e a sua preservação histórica e patrimonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário