Mestres Griôs - A Tradição Oral
O Mestre Griô, vem das tradições africanas, e são reconhecidos como líderes espirituais, com a sabedoria da cura ou de iniciação para a vida. Seus "causos" contados, lhe dão o status de contadores de histórias, levando e perpetuando a cultura tradicional dos antepassados para as gerações mais novas através da oralidade.
Homens e mulheres do povo, os Mestres Griôs, teem o respeito da comunidade e são vistos atuando como parteiras, benzedores, pescadores, caçadores, rendeiras, baianas do acarajé, etc.
Os acontecimentos sociais e os rituais de passagem,como nascimento , iniciação, aliança matrimonial, cerimônia de casamento e funerais, recebem através da sabedoria e arte verbal dos Griôs, uma nova forma de serem contados e transformados em patrimônio histórico da humanidade.
Em Cavalcante, no norte goiano, temos dois Mestres Griôs ( Da. Rosa e Sr. Quimquim), atuantes na comunidade, com seus causos históricos e folclóricos, mantêm viva às tradições e cultura local. Os Griôs fazem à ponte entre os dias de outrora e a contemporaneidade. Possibilitando a todos, trilharem os caminhos do progresso e dos novos conhecimentos, criando coisas novas, porém sem esquecer e levando em consideração às suas raízes.
A partir deste conceito, a Associação SOL, leva até à Comunidade Cavalcantenense e aos Mestres Griôs locais, a realidade concreta da conexão digital, abrindo às portas do mundo virtual para a tradição oral e fazendo dessa parceria uma experiência enriquecedora e criadora de novos campos do saber e produção artística.
"Eu acho importante para a gente saber com era a vida das pessoas no passado como era a história que eles ouviam como eram os seus costumes. As histórias que eles contam são histórias verdadeiras e que em muitas dessas, eles foram personagens principais. Tem histórias que são muito engraçadas, também revivem lendas interessantes e mostram o seus costumes. Essas histórias fazem nós alunos ficarmos interessados em aprender mais com eles e também despertar vontade de ler, tocar violão e contar causos."(Renato da Silva Bento, aluno do 5º ano)
Da. Rosa ( Mestre Griô - Cavalcante / GO )
" Todo e qualquer resgate cultura é muito importante de ser trabalhado. Os Mestres Griôs, resgatam a cultura dos pais, avós e até mesmo bisavós, mostrando como era sua cultura em vários aspectos. Os causos contados despertam o interesse nas crianças, através do seu conteúdo e da maneira que eles são contados."
Sr. Quimquim ( Mestre Griô - Cavalcante / GO )
Salve os Griôs ! Salve a Cultura Digital !

Nenhum comentário:
Postar um comentário