segunda-feira, 7 de junho de 2010

LANÇAMENTO PONTO DE CULTURA - CAVALCANTE / GO



A Associação SOL , lança o Ponto de Cultura, na Cidade de Cavalcante - Goiás.

Desde a confecção e instalação da Placa Inaugural do Ponto de Cultura , à afinação dos instrumentos musicais, os ensaios das crianças e suas apresentações artísticas, o rememorar dos causos a serem apresentados pelos Mestres Griôs, a rima ensaiada da curraleira, as peças artesanais feitas pelos jovens nas oficinas de artesanato, prontas para a exposição, estavam todos unidos , da Coordenação aos professores, das crianças aos jovens para a preparação deste grande espetáculo.














Profa. Jacqueline Vieira (Diretora A.SOL) e Paulinho ( Prof. Música) e Daniela (Aluna Oficina de Capoeira) dando os últimos retoques na placa inaugural do Ponto de Cultura.


Reuniões junto à equipe foram realizadas todos contribuindo com idéias e sugestões para a implantação e desenvolvimento do Ponto de Cultura.















Apresentação do Ponto de Cultura aos professores e Mestres Griôs. Da esquerda para direita : Mestre Griô Sr. Quimquim, professores Jaelton (Capoeira) e Paulinho (Música), voluntários Ricardo e Daniela, Da. Rosa (Mestre Griô), Ednamara (Profa. Teatro) e Olívia (filha Cione, Coordenadora A.SOL)



Ao falarmos sobre o que é o Ponto de Cultura muitos conceitos passam pela cabeça de cada um de nós, a depender do conhecimento que se tenha. Porém, uma frase da Profa. Jacqueline Vieira, Diretora Geral da A.SOL, conseguiu compreender o sentido do que seja o Ponto de Cultura:


“ Enfim, um ponto. Que não indica o fim duma frase ou período, mas sinaliza para ‘aquilo que não tem parte’ (Euclides de Alexandria), e nem tem fim, como o fazer humano que recebe a bendita possibilidade de ser significado e ressignificado no seu próprio valor e nos valores que este século agrega. Salve os Griôs, Salve a Cultura Digital.”




Quando a noite caiu no Cerrado Goiano a família Cavalcantenense se reuniu n a praça, as crianças vestiram suas melhores roupas, os avós sentaram-se à porta e apreciaram a cidade antes pacata, a movimentar-se ao som das apresentações...





...do canto coral à curraleira, dos jovens e suas violas caipiras à sanfona choradeira, e dos causos contados pelos mestres Griôs presentes, Sr. Quinquim e Da. Rosa, teve diversão para todos os gostos e estilos.












Apresentação Crianças - Violeiras e Apresentaçãode Curraleira

















Alegria na Praça e a Apresentação do Trio de Sanfoneiro, Triângulo e Zabumba


Segundo os contadores de história "quem conta um conto acrescenta um ponto," e desejamos que vários pontos sejam acrescentados a essa história que iniciamos e que seja dada continuidade a esse belo Programa Jovem Total Cultura e o Ponto de Cultura, preservando as tradições e inserindo novos contextos e saberes à diversidade cultural do nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário